Segundo o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (www.ceats.org.br) cidadão é o indivíduo detentor de direitos. Por extensão, a cidadania consiste no exercício do conjunto desses direitos. A cidadania atual envolve três tipos de direitos: civis, políticos e sociais. Refere-se ao reconhecimento do indivíduo como membro do Estado e, deste modo, como alguém que está submetido aos mesmos direitos e deveres dos demais membros da mesma comunidade. Note-se que a definição engloba ainda os deveres e limites de atuação do Estado e do Mercado.
O site Comunitas (www.comunitas.org.br) caracteriza ator social como aquele cidadão que assume crescentemente seu papel social quando pensa, discute, argumenta, elabora juízos de valor, faz escolhas e toma posição sobre as mais variadas questões. A opinião pública também se afirma como ator, mediante sua capacidade de deliberação e influência.
“Ser cidadão, ou cidadã, é poder ter condições de romper as barreiras da ignorância moral, espiritual e intelectual. É ter a capacidade de pensar e refletir a vida política, econômica, cultural e social em que vive local e globalmente. Ser capaz de adquirir, e ter sempre presente em si uma consciência histórica, democrática, política e intencional, cuja plataforma seja o direito de igualdade de oportunidade, a tolerância, a solidariedade, o respeito, a paz e a justiça.
A construção da consciência se dá na sensibilização e na capacidade de perceber e sentir na pele o que está acontecendo ao nosso redor. Nossa reação será, com certeza, a manifestação de cidadania. A medida da cidadania está para a razão direta da garantia dos direitos humanos, do direito a ter direito, de viver decentemente, de progredir e produzir.”
(Fonte: http://www.rededobem.org/arquivospdf/1495.pdf)
Você é um Cidadão Social?
Nenhum comentário:
Postar um comentário